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Aprenda a meditar e tenha uma vida saúdavel

Um dos maiores recursos para se buscar o autoconhecimento e com isso desenvolver a saúde integral, libertando-se de doenças como a depressão é a meditação.

Podemos descrever meditação como toda disciplina voltada para o aumento da percepção por meio do direcionamento consciente da atenção. A atenção pode ser focalizada num objeto específico, como ocorre na meditação de concentração, ou manter-se aberta, numa percepção inespecífica de toda experiência. É ampla a gama de técnicas específicas. Em algumas práticas, a pessoa apenas se senta e busca ficar atenta ao fluxo permanente da experiência. Outras envolvem a concentração da atenção em objetos particulares, como a respiração, as sensações, sons ou imagens visuais. Em outras, ainda, são geradas e vivenciadas emoções específicas, como o amor ou a compaixão.

Os seguintes requisitos deverão ser seguidos para uma boa prática da meditação:

  • Hora: Qualquer hora é propícia à prática da meditação.
  • Duração: Os períodos de meditação devem começar por 15 minutos, aumentando gradativamente dependendo da capacidade e possibilidade de cada um. É melhor manter um ritmo equilibrado e constante, diariamente, do que um dia meditar uma hora e passar vários dias sem meditar. Com a prática a duração da meditação passa a se estender dos períodos formais às atividades práticas da vida quotidiana.
  • Local: Qualquer local é propício, seja ele calmo ou barulhento, contudo no início a meditação progride melhor num local tranqüilo. À medida que a prática melhora, o ambiente exterior passa a não influenciar a meditação.
  • Postura Corporal: Qualquer postura confortável é propícia à prática da meditação, seja em pé, sentado ou deitado.
  • Respiração: A respiração deve ser natural e espontânea. A respiração é o elo entre o corpo e a mente, e podemos mudar nosso estado físico e mental pela maneira como respiramos. Corpo e mente se acalmam à medida que a respiração se acalma, e vice versa.
  • Atitude Mental: É importante, antes de meditar, pensar no que se está fazendo e no porquê.Quem medita está buscando conhecer sua mente e o seu funcionamento. Este conhecimento permite melhor ajudar outras pessoas. Em seguida, durante o período de meditação, é importante permanecer no presente, sem evocar pensamentos do passado nem seguir os planos do futuro.

 

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