0
  • An empty cart

    You have no item in your shopping cart

0
  • An empty cart

    You have no item in your shopping cart

Enter your keyword

post

Máscaras do Ego: Por que elas dificultam o desenvolvimento da Inteligência Emocional?

Máscaras do Ego: Por que elas dificultam o desenvolvimento da Inteligência Emocional?

Neste e nos próximos artigos veremos o que são as máscaras do ego e como elas dificultam o processo do autoconhecimento e, consequentemente, o desenvolvimento da inteligência emocional.

No processo de estruturação da psique humana, é muito comum a pessoa realizar, consciente ou subconscientemente, um movimento de repressão dos sentimentos egoicos evidentes, ou seja, os sentimentos negativos como o orgulho, o egoísmo, o ódio, a crueldade etc. devido ao fato de tais sentimentos apresentarem uma conotação negativa muito flagrante e não serem aceitos socialmente.
Há, devido a isso, uma negação dos sentimentos negativos e a substituição deles por sentimentos aparentemente positivos.
Essa é uma atitude pouco inteligente emocionalmente, porquanto a pessoa mascara os seus sentimentos, originando as chamadas máscaras do ego, caracterizadas pela tentativa do ego parecer aquilo que não é. Há um movimento criado pelo ego para se defender, gerando a energia do pseudoamor; portanto, para parecer que é amor, característica própria do Ser Essencial, a Essência Divina que todos nós somos. Esse fato retarda o processo do autoencontro, ou seja, o encontro da pessoa consigo mesma em essência.
Na maioria das vezes, a pessoa utiliza as máscaras do ego de forma subconsciente ou involuntária numa tentativa de se proteger, tentativa que redunda numa falsa proteção. Outras vezes, utiliza-as de forma bastante consciente, sabendo que está fugindo de alguma coisa.
Podemos desenvolver várias modalidades de máscaras do ego, nos quais os sentimentos egoicos evidentes são mascarados. Vamos analisar os mecanismos mais comuns, buscando perceber os sentimentos egoicos evidentes por trás deles. Conhecer esses mecanismos de defesa do ego é de fundamental importância para o trabalho do autoconhecimento e do autodomínio, fundamentais para desenvolver a Inteligência emocional.

Leia mais: Você sabe qual a função do autoconhecimento em sua vida?

A utilização das máscaras do ego assemelha-se ao comportamento de uma pessoa que possui na pele muitas feridas com aspecto asqueroso, cheias de pus, exalando mau cheiro, mas, ao invés de colocar o medicamento correto para fazer com que as feridas se curem, simplesmente as cobre com uma roupa impecável, de preferência de tecidos nobres como a seda ou linho, passa um perfume francês dos mais caros, para disfarçar o mau cheiro, enganando, com isso, a si próprias e aos outros. As feridas continuam no mesmo lugar, mas a percepção delas só ocorre se os outros prestarem bastante atenção porque estão bem disfarçadas. A utilização desses mecanismos denota um processo de imaturidade psicológica.
As máscaras do ego devem ser gradualmente liberadas de nossa personalidade, por meio da aceitação de que temos os sentimentos egoicos evidentes e que podemos desenvolver as virtudes para transmutar verdadeiramente essas negatividades e, não, simplesmente, mascará-las com as pseudovirtudes.
Nos próximos artigos veremos os vários tipos de máscaras que podemos utilizar e o quanto elas dificultam o desenvolvimento da inteligência emocional.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Olá!
Precisa de ajuda?