fbpx

Como utilizar a busca da felicidade para encontrar um sentido na vida

Como utilizar a busca da felicidade para encontrar um sentido na vida

Neste artigo vamos refletir sobre a busca da felicidade, virtude fundamental para que você se conecte acione a sua vontade de autotransformação.  
A busca da felicidade é o quarto atributo da ação da vontade.
Ela é o que proporciona sentido para a vida humana.
Ela remete a pessoa à razão pela qual deve realizar esforços de mudança em sua vida.
Todos nós queremos ser felizes, mas são poucos os que conseguem a felicidade, porque a maioria das pessoas a deseja ganhar e não obtê-la com os próprios méritos.
Querem ser felizes, permanecendo em atitude inercial de acomodação às próprias limitações.
É claro que isso nunca será possível dessa forma.
Felicidade é algo que se obtém pela ação da vontade.
Imaginemos no topo da montanha a presença da felicidade plena.
São poucos aqueles que, querendo ser felizes, dispõe-se a subir até o ápice, fazendo todo o esforço necessário, paciente e perseverantemente.
A maioria fica no sopé da montanha dizendo: Eu gostaria tanto de chegar lá em cima e encontrar a felicidade, mas é tão difícil subir, é tão custoso. Eu não sou capaz, etc.
Dizem querer a felicidade, mas querem ganhá-la como uma graça divina, e não como uma conquista, fruto de seus próprios esforços.
É claro que essa graça jamais acontecerá.
Deus não nos dá a felicidade pronta, Ele nos oferece todos os meios para conquistá-la por nós mesmos.
Mas, como Deus sabe aguardar, e todos nós fomos criados para a felicidade, todos, sem exceção, subiremos a montanha, mais cedo ou mais tarde.
A felicidade é o estado de plenitude que podemos almejar, portanto, quando uma pessoa se esforça para ressignificar e reprogramar um pensamento, um sentimento ou um comportamento negativo está, em realidade, trabalhando para obter a felicidade que almeja.
A busca da felicidade é o objetivo máximo da vida e que estará norteando a força e a competência da vontade, para que o indivíduo se esforce para consegui-la.

Leia ainda: AS 5 VIRTUDES NECESSÁRIAS PARA DESENVOLVER A VERDADEIRA AUTOESTIMA

Por isso, nessa busca, é fundamental usar o poder, a inteligência e o autoamor para se exercitar o aperfeiçoamento constante e, com isso, conseguir a felicidade relativa, até que cheguemos à perfeição e conquistemos a felicidade plena.
Na analogia referente à montanha, acima citada, se nós colocarmos a felicidade plena em seu topo, a felicidade relativa consistirá em fazer o esforço da subida.
Não é preciso chegar ao topo para ser feliz, é necessário apenas iniciar a subida até ele para sentirmos a felicidade, pois nos libertamos da inércia que nos traz infelicidade.
A felicidade plena não é possível, em um planeta como o nosso, mas é possível realizar a felicidade relativa, que é fruto do trabalho do bem e da autotransformação.
Se gostou do artigo, compartilhe-o. Deixe o seu comentário sobre o que você achou deste artigo, ou a sua pergunta, se tem alguma dúvida. Sugestões de temas para futuros artigos também são bem-vindos!

Continue acompanhando o blog em www.plenitude.com.br/blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *