O verdadeiro sucesso no Enem: aprender com a prova!
Baseado no livro “Como passar em concursos públicos e outras provas utilizando a sua energia mental” de Alírio de Cerqueira Filho
Para quem almeja ser um profissional de sucesso, ser aprovado no Enem ou outros vestibulares é coisa muito séria. Muitas vezes, as expectativas e exigências impostas no processo de preparação para a prova ao invés de motivar podem inibir as forças para continuar estudando. Com o intuito de ajudar quem está vivendo essa fase da vida a superar os desafios dessa caminhada, o Plenitude Humana desenvolveu essa série de conteúdos a respeito da mobilização positiva da energia mental.
Conforme esclarece Alírio de Cerqueira Filho, a energia mental é algo que produzimos naturalmente, fruto dos nossos pensamentos, sentimentos e da nossa vontade. Mesmo que não percebamos, estamos produzindo energia mental como resultado da dinâmica psíquica que estabelecemos na combinação desses três fatores.
Em casos de pensamentos proativos, mobilizaremos sentimentos motivadores da vontade, sentimentos de vida que produzem conexões emocionais e carregam de sentido a atividade a ser realizada. O resultado desse trabalho emocional positivo é uma maior ativação da energia mental ou, conforme abordado anteriormente, uma melhor utilização da nossa potência mental. Em casos de pensamentos limitantes, os sentimentos mobilizados são desmotivadores, produzindo desconexão de sentido acerca da atividade a ser realizada, ou seja, nossa potencia mental fica fraquinha.
Leia também: Como aprender a ver além do “monstro” Enem
Por isso, a chave de todo o processo é o pensamento. Vejamos: os sentimentos podem ser controlados ou arrancados? Não! Quando a raiva vem, não tem como impedir. Quando vem o desânimo, também não. Mas, quando pensamos alguma coisa ruim, podemos mudar? Sim, isso sim! O pensamento pode ser alterado com a força da vontade, produzindo novos sentimentos correspondentes. Pensamentos de vida produz vida e são esses pensamentos que mobilizam em nós a energia mental e nos ajudam em qualquer atividade de nossas vidas, incluindo a realização da prova do Enem e outros vestibulares.
O processo de pensar a qualidade dos pensamentos que estamos tendo abre um universo de crescimento interior que vai muito além do Enem. Trata-se de se conhecer e de se melhorar para a vida inteira, é algo que se faz por si mesmo e não para a prova. Aliás, o Enem passa a ser visto como um instrumento de auto superação, além de dar acesso ao curso superior tão sonhado. A prova passa, mas o habito de mobilizar a energia mental fica e pode nos ajudar em toda a nossa vida!
Quer saber como está a sua energia mental? Faça esse teste rápido abaixo respondendo às seguintes perguntas: Em caso de não aprovação (aliás, uma possibilidade que pode acontecer), você estaria disposto a desistir do curso que você tanto quer? Por quanto tempo você estaria disposto a se empenhar para passar no Enem? Você o trocaria por alguma outra coisa? Essa escolha foi você mesmo quem fez? Para quem você está fazendo o Enem? É para você mesmo?
Leia também: O que é essa tal “energia mental” e o que isso tem a ver com o Enem?
As respostas para essas perguntas já lhe dão boas pistas de como você está utilizando a sua energia mental, ou melhor, como você está se apropriando da sua potencia mental. Vejamos que a persistência e a responsabilização pelas próprias escolhas indicam uma boa utilização da energia mental, pois possuem sentidos agregados, mas quando estamos indo na onda dos outros, influenciados pelas opiniões de terceiros, estamos mais sujeitos ao autoboicote e, consequentemente, termos mais dificuldade de nos concentrarmos em nossos objetivos. Teremos muito mais condição de nos entregarmos em uma atividade que batemos no peito e chamamos de nossa, apenas nos concentramos naquilo que é realmente de nosso interesse.
Você bateu no peito e chamou essa responsa para si? É isso mesmo que você quer fazer? Está buscando se preparar de verdade? Caso sua resposta seja “sim” para essas perguntas, com os exercícios da mobilização da vontade, dos pensamentos positivos gerando sentimentos de vida, sua energia mental vai fluir rapidinho em todo o processo que envolve a realização de um vestibular: o antes, com os estudos de preparação, o durante, na hora de fazer a prova e o depois, a busca por aprender com os resultados obtidos. Estando presente e concentrado no antes, você estará no durante e no depois, porque a energia mental nos traz sempre para o presente.
Quer mais artigos deste tipo? Comenta aqui no nosso blog ou nas redes sociais @plenitudehumana