fbpx

Você sabe qual a função do autoconhecimento em sua vida?

O quinto chakra tem como função o conhecimento. É responsável pela aquisição de conhecimento, fundamental na conquista da sabedoria. Tem, também, como função a comunicação e o exercício da vontade, que estão intimamente ligados ao processo do conhecimento. É pela comunicação que se adquire e se compartilha o conhecimento.

O exercício da vontade é uma consequência direta do autoconhecimento. Quando mais a pessoa aprofunda o conhecimento de si mesma, percebendo as suas limitações, mais aumenta a sua vontade de autodomínio e autotransformação, a fim de se libertar dessas dificuldades e ser feliz.
Quando congestionado na hiperatividade, temos o abuso do conhecimento.
O abuso de conhecimento tem como objetivo obter poder de coerção, e está ligado aos processos de pseudo-onipotência e prepotência, gerados pela hiperatividade do terceiro chakra.
Quando a pessoa abusa do conhecimento, há um movimento de submeter outras pessoas a seus desejos. Esse é um movimento em que o indivíduo utiliza o conhecimento para manipular ou prejudicar as pessoas que não o possuem, ou que o possuem de forma limitada.
Em graus extremos, o indivíduo pode utilizá-lo para escravizar ou fanatizar outras pessoas em torno de suas ideias, com o intuito de fazer prevalecer o seu poder sobre elas.
Quando inibido na hipoatividade, temos a sonegação ou o desprezo ao conhecimento.
A sonegação acontece quando o indivíduo detém o conhecimento somente para si, não o comunicando às outras pessoas. Isso acontece com pessoas que detêm um determinado conhecimento em uma área de trabalho e não compartilham com outras pessoas, por insegurança, ou com objetivo de manipulação. Ela pode, ainda, comunicar o conhecimento de forma distorcida. A sonegação inibe a atividade do chakra.

Você vai gostar de ler: Você sabe qual a função do amor e da compaixão em sua vida?

Acontece também a sonegação quando a pessoa detém o conhecimento e não o utiliza em sua vida. Esse fato é muito comum no caso de pessoas que, por exemplo, conhecem a realidade da vida e não fazem esforços para utilizar os conceitos conhecidos como base para o seu processo de autoconhecimento e autotransformação. Não há um esforço pleno para se exercitar o conhecimento das verdades espirituais ou, quando existe, ele é muito débil, de modo a que a pessoa sinta essas verdades e se esforce para vivenciá-las plenamente.
O desprezo acontece quando a pessoa tem a oportunidade de adquirir conhecimento e o despreza. Isso é muito comum no que tange às questões espirituais. Hoje em dia existem muitas informações em todos os níveis, desde o científico até o religioso, e muitas pessoas fogem de obter o conhecimento, com medo do comprometimento com um outro modo de vida. Acreditam que não tendo conhecimento de uma vida mais espiritualizada podem viver de forma materialista, sem maiores consequências.
Esse desprezo ao conhecimento espiritual faz o indivíduo distanciar-se do autoconhecimento, por medo daquilo que irá encontrar em seu interior. Há um medo enorme de se encontrar os sentimentos egoicos negativos que são mascarados, consciente ou subconscientemente, como se fosse possível para a criatura fugir de si mesma.
Esse desprezo ao conhecimento espiritual e ao autoconhecimento traz consequências graves para o indivíduo que realiza esse movimento psicológico, pois enfraquece a sua vontade, tornando-o superficial, bloqueando oportunidades valiosas de evolução.
A virtude responsável pelo equilíbrio do chakra do conhecimento é a compreensão da verdade. Para compreender a verdade é fundamental meditar acerca da verdade para poder senti-la no coração e vivenciá-la, fazendo com que ela nos sirva de instrumento de mudança para melhor, tornando-nos pessoas cada vez mais conscientes.
A compreensão da verdade acontece pelo exercício de autoconsciência. Quando a pessoa permanece no processo de subconsciência, valorizando as questões egoicas, em detrimento das espirituais, entra em um processo de incompreensão, recusando-se a ser um aprendiz da Vida, evoluindo por meio do conhecimento da verdade e do autoconhecimento, tornando-se melhor a cada dia.

Para mais conteúdos como este, acompanhe o nosso Blog por aqui e siga também as nossas redes sociais! Facebook, Instagram e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *