Os chakras são centros de energia que existem no interior do corpo fluídico do Espírito, que, em sânscrito, significa círculos. São vórtices de energias sutis que têm movimentos circulares de expansão e contração, nos sentidos vertical e horizontal. Essa energia pode estar equilibrada, congestionada ou inibida, gerando saúde e bem-estar ou doenças físicas e emocionais.
Para entender sobre melhor o que são os chakras e as suas energias devemos compreender que o ser humano possui corpos com variados níveis de energias em diferentes estados de condensação.
Em uma visão energética e simplificada, o ser humano é composto por três realidades: essencial, intermediária e física.
A realidade essencial ou causal exprime a Essência Divina que todos nós somos. É o nosso lado luz. Tem propriedades específicas que compõem sua natureza, entre elas energia elétrica e magnética em estado essencial.
É o Espírito em sua essência, cujas energias, quando em harmonia, equilibram os chakras, promovendo a saúde; mas, ao serem bloqueadas pelos atos de desamor, geram as doenças.
A realidade intermediária compõe o corpo fluídico do Espírito. Tem características semimateriais, etéreas, sendo ao mesmo tempo constituído de energia eletromagnética e de matéria em estado etéreo, constituindo-se no intermediário entre o Espírito – em sua essência – e o corpo, por isso tem características semelhantes aos dois: energética e material.
É composto de várias camadas. Quanto mais próximo do Espírito, mais etéreo é o corpo fluídico; quanto mais próximo do corpo, mais se torna materializado. Traz em sua intimidade os sete chakras principais e os secundários, centros de força que são os responsáveis pela distribuição e transformação das energias essenciais.
A realidade física constitui o nosso corpo físico. É a forma mais condensada, na qual a matéria se encontra colapsada.
Todos os esforços para equilibrar as energias dos chakras devem ser realizados, de modo que alcancemos a saúde espiritual, energética, emocional e física, esforços estes que caracterizam um processo de autocura.
Para que esse potencial de autocura seja realizado é fundamental aprender sobre a função de cada um dos sete chakras principais que temos no corpo fluídico, as virtudes que os mantêm equilibrados, bem como os sentimentos egoicos negativos que perturbam o fluxo da energia, seja pela hiperestimulação, quando excessivos, ou hipoestimulação, quando inibidos.
Nas próximas semanas publicaremos uma série de artigos sobre a energia dos chakras e a saúde integral.
Para mais, acompanhe o nosso Blog e nos siga nas redes sociais! @plenitudehumana