fbpx

Você sabe como funciona a sua mente?

Você sabe como funciona a sua mente?

Neste artigo sobre inteligência emocional vamos analisar como funciona a mente.

Saber como funciona a mente é muito importante para desenvolver a saúde emocional.

Reflitamos, a seguir, sobre o artigo.

No processo de desenvolver a saúde das emoções é fundamental compreender como a mente funciona para agirmos de uma forma que reforcemos os aspectos positivos de nosso psiquismo.

Observemos a figura abaixo, que traz um esquema explicativo do funcionamento do trinômio espírito-mente-corpo.

O TRINÔMIO ESPÍRITO-MENTE-CORPO

Nessa figura observamos uma pessoa recebendo influências sob a forma de estímulos do ambiente dos diversos territórios nos quais ela interage, que estão representados no esquema pelas setas.

Esses estímulos podem ser positivos, negativos ou neutros e produzirão em nossa mente os esquemas cognitivos, que são arquivos mentais registrados em nossos arquivos de memória, que são gerados por uma situação específica que acontece em algum momento de nossa vida.

Os esquemas cognitivos são formados a partir de experiências vividas no passado da pessoa, em sua vida como Espírito imortal, tais como: nas experiências reencarnatórias passadas; nos períodos ocorridos entre uma encarnação e outra; na existência atual, no momento da concepção; na vida intra-uterina; na 1ª. Infância; 2ª. Infância; adolescência e vida adulta.

Você também vai gostar de ler:Por que sentimos raiva e como você pode controlá-la

Esses esquemas produzem pensamentos que passam a conduzir a vida do indivíduo de acordo com o seu teor.

Os pensamentos, dependendo da intensidade do esquema, se transformam em crenças, que são pensamentos automáticos que se fixam na mente, pois são reforçados continuamente por meio de padrões verbais num diálogo interno, ou pela linguagem articulada, bem como por imagens mentais.

Quando esses esquemas são resultado de uma experiência desequilibrada, produzem sentimentos negativos e comportamentos desajustados.

Quando equilibrados, geram sentimentos salutares e comportamentos construtivos.

Para entender melhor, façamos uma comparação do funcionamento da mente humana, com um computador – chamado antigamente de cérebro eletrônico –, por ser, aliás, uma cópia imperfeita do cérebro humano.

O computador tem uma parte física chamada de hardware, na qual temos o chamado disco rígido, onde ficam armazenados os arquivos de programas.

Podemos fazer uma analogia do disco rígido com o cérebro em nosso corpo físico.

No entanto, o computador não funciona se não houver programas que o façam funcionar, chamados de softwares.

Os programas dão utilidade ao computador, no caso dos vários programas criados para facilitarem a vida do usuário.

Existem outros programas que dificultam o funcionamento do computador, como os vírus.

Podemos comparar os softwares aos esquemas cognitivos armazenados em nosso cérebro, tanto o do corpo físico, quanto o do corpo fluídico, pois sabemos que os esquemas cognitivos não dependem apenas do cérebro físico para se instalar, mas de todo o conjunto.

Da mesma forma como existem softwares bons e ruins (os vírus), os esquemas cognitivos também podem ser bons ou ruins.

Assista também: Webinnar: O Segredo da Felicidade

Bons, quando produzem crenças equilibradas e geram sentimentos positivos, e ruins, quando geram crenças limitadoras e sentimentos negativos.

O conjunto de esquemas cognitivos dá origem ao sistema de crenças.

Os esquemas cognitivos geradores das crenças são produzidos em experiências passadas pela pessoa durante a sua história de vida.

A experiência gera uma cognição, isto é, um aprendizado a partir de um fato positivo ou negativo que, uma vez fixado na mente, torna-se uma crença que passa a condicionar a vida do indivíduo de acordo com o seu teor.

O conjunto de crenças forma o que chamamos de mapa interno, isto é, a maneira pela qual observamos o território, que será particular em cada pessoa.

Por isso somos pessoas únicas.

Cada um de nós vê o mundo de acordo com as suas experiências.

Não existe nenhuma pessoa que tenha um mapa do território igual à outra, pois somos pessoas com experiências diferentes que geraram crenças diferentes e por isso a nossa visão de mundo é toda particular.

Esta forma de ver o mundo geralmente passa por distorções, pois o indivíduo tende a enquadrar o território de acordo com o seu sistema de crenças.

O sistema de crenças é o orientador da criatura, dirigindo a sua vida.

Os nossos pensamentos evocam sentimentos que geram o estado emocional, isto é, ao pensarmos em algo, imediatamente sentimos isso, produzimos emoções, que é um misto de sentimentos e sensações viscerais que estarão, por sua vez, gerando um estado fisiológico, a partir da estimulação equilibrada ou desequilibrada, tanto do corpo fluídico, quanto do físico.

Vejamos um exemplo de uma pessoa que vai prestar um concurso e tem  pensamentos que não conseguirá passar. Ao expressar frases como estas: Eu não vou conseguir. Não sou capaz de estudar direito. Na hora de provar se aprendi, dá um “branco” e não me lembro de nada; sempre acontece isso comigo. etc. nada mais está fazendo do que colocar em palavras o seu padrão de crenças.

Ao pensar dessa maneira a pessoa imediatamente sentirá muita insegurança, medo e ansiedade, sentimentos que serão expressos por meio de um estado emocional de profunda angústia, inibindo o fluxo das energias no corpo fluídico, gerando tremores, sudorese fria nas extremidades do corpo físico, diarreia, urgência urinária etc.

Os sentimentos geram comportamentos expressos por meio de atitudes, produzindo resultados que reforçarão as crenças que a pessoa traz em si mesma.

No exemplo acima, a pessoa que traz essas crenças produzirá, em si mesma, todos esses sentimentos negativos e um estado fisiológico totalmente inadequado para o momento da prova.

Como todas essas crenças estão sendo reforçadas em sua mente, na hora da prova dificilmente ela conseguirá permanecer calma, resultando num comportamento totalmente inadequado, no qual a sua mente ficará bloqueada e o lapso de memória irá ocorrer necessariamente.

O seu comportamento será de permanecer acuada diante daquele perigo irreal que a sua mente criou e, com isso, o seu resultado será pífio.

Ao obter esse resultado, todo o sistema de crenças é reforçado num círculo vicioso.

É fundamental, para todos nós que buscamos a saúde das emoções, conhecermos os mecanismos de instalação das doenças a partir de nossa mente para podermos revertê-los, desenvolvendo a saúde emocional.

Se gostou do artigo, compartilhe-o. Deixe o seu comentário sobre o que você achou deste artigo, ou a sua pergunta, se tem alguma dúvida. Sugestões de temas para futuros artigos também são bem-vindos!

Continue acompanhando o blog em www.plenitude.com.br/blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *