Existe uma área no seu cérebro que se chama ponto de Deus, a importância dessa área é surpreendente
Neste artigo vamos refletir sobre o funcionamento do cérebro, o ponto de Deus, a energia mental salutar e a importância disso para a saúde física e mental.
As emoções são um atributo do Espírito, porém elas necessitam do cérebro para se manifestar.
O cérebro do ser humano é o mais evoluído de todos os seres vivos do nosso planeta.
O cérebro é formado por três camadas sobrepostas, resultado do longo processo de evolução do ser humano, a partir das espécies animais que lhe antecederam.
A primeira camada é o chamado sistema R – o cérebro reptiliano, herdado dos répteis – formado pelo hipotálamo e pelos núcleos de base, onde se localizam os componentes neurológicos responsáveis pelas funções automáticas de sobrevivência.
O cérebro reptiliano é responsável pelo comportamento agressivo, a noção de espaço territorial e as primeiras noções de formação do grupo social.
A segunda camada é o chamado sistema límbico – o cérebro que herdamos dos mamíferos – formado pelas estruturas tálamo e amígdalas do cérebro, responsáveis pelas emoções primárias, tais como o medo e a raiva, bem como a manutenção do grupo social e a organização gregária em grupos.
A terceira e última camada é o chamado córtex cerebral responsável pela inteligência, pelo raciocínio, discernimento, linguagem, aprendizagem e pelas emoções nobres.
As funções mais nobres do Ser são realizadas pelo córtex cerebral que é a última camada que surgiu no processo evolutivo, parte essa que o Ser Humano tem mais desenvolvido.
As emoções nobres, essenciais, são estimuladas nas camadas menos materializadas do nosso corpo fluídico, ligadas ao córtex pré-frontal.
Leia ainda:Como se libertar da energia mental tóxica, a causa principal da depressão
É nessa região que os neurocientistas descobriram o chamado ponto de Deus, localizado nos lobos temporais.
As pesquisas com neuroimagens demonstram que ao se pensar em Deus, no amor ou em outro sentimento nobre essa área se ilumina.
Por isso, é tão importante o exercício das virtudes para a nossa harmonia física e mental.
Quando o Ser Humano eleva o seu padrão energético por meio das emoções superiores, as células produzem substâncias neurotransmissoras que equilibram a mente.
É muito importante para todos nós o desenvolvimento das emoções superiores para que o nosso cérebro funcione de uma maneira mais equilibrada.
Da mesma forma as emoções egoicas, sensualistas e primitivas, estão sediadas nas camadas mais primitivas do cérebro e quando cultivadas nos desequilibram a mente.
As ligações neuronais funcionam de forma semelhante, tanto na sensualidade como nas emoções superiores, o que varia é o resultado produzido: as emoções sensualistas estimulam os movimentos egoicos, gerando desequilíbrio e as emoções superiores os movimentos essenciais, geradores de equilíbrio e autocura.
O cérebro acende, ilumina-se, quando a pessoa ascende, eleva-se.
Ao ascender, nos elevar e evoluir, o nosso cérebro se ilumina.
O cérebro é esse órgão maravilhoso que serve de instrumento para a energia mental do Espírito.
Nós podemos utilizar a energia mental tóxica proveniente de pensamentos e sentimentos negativos para desequilibrá-lo, tanto quanto podemos utilizar a mesma energia mental, procedente dos pensamentos e sentimentos nobres para iluminá-lo e ascender.
Para ascender é fundamental desenvolver o amor.
O processo é irresistível e automático.
Quando nós vibramos amor o cérebro se ilumina de forma automática, produzindo os chamados neurotransmissores, tais como as endorfinas, serotonina, dopamina, noradrenalina etc. com equilíbrio para que possa funcionar adequadamente e controlar as funções de todo o corpo e da mente.
É necessário tomarmos contato com o pensamento, sabermos o que nós pensamos.
Tomarmos consciência disso tudo faz parte do nosso dever de humanidade.
Na condição de Seres Humanos nós temos o dever de cada vez mais nos humanizar, e a humanização se dá pela consciência plena do pensamento que leva à evocação dos sentimentos nobres.
Se gostou do artigo, compartilhe-o. Deixe o seu comentário sobre o que você achou deste artigo, ou a sua pergunta, se tem alguma dúvida. Sugestões de temas para futuros artigos também são bem-vindos!
Para mais, acompanhe nosso Blog e siga nossas redes sociais! @plenitudehumana