fbpx

Os 7 passos para desenvolver uma saúde plena

Os 7 passos para desenvolver uma saúde plena

Há 30 anos trabalho com uma visão holística de saúde que envolve medicina e psicologia, oferecendo aos pacientes uma visão integral de saúde e de cura.

Nos últimos anos várias áreas da medicina têm caminhado em direção aos aspectos psíquicos da doença. Uma das áreas em que essa ideia está mais avançada é a oncologia.
Um grande pioneiro desse trabalho é o Dr. Carl Simonton, médico oncologista americano, e sua esposa Stephanie, psicóloga, que trabalham juntos desde 1969, buscando integrar os conhecimentos da Medicina e da Psicologia.
Em suas pesquisas os Simonton tomaram conhecimento de que por meio da visualização as pessoas conseguiam influenciar seus próprios processos internos, tais como ritmo cardíaco, pressão sanguínea etc. Essa técnica demonstrou que toda mudança no estado fisiológico é acompanhada por uma mudança no estado emocional ou mental, e vice-versa. A mente pode ajudar a dissolver a doença, da mesma forma que pode facilitar seu aparecimento, permitindo seu desenvolvimento e/ou sua regressão.
Essas pesquisas foram descritas no livro Com a Vida de Novo, no qual o casal descreve o programa denominado “Caminhos para Saúde”, que resumidamente é composto de:

1. Participar da saúde

Consciência do paciente na participação em sua própria saúde.

2. Querer se libertar dos “ganhos secundários” da doença

Uma doença grave pode trazer “vantagens” colaterais, tais como receber mais carinho e atenção dos familiares e amigos, afastamento de um trabalho maçante etc. É importante que o paciente foque nos ganhos reais para permitir tudo isso de forma saudável e não por meio da doença.

3. Aprender a relaxar e a visualizar sua cura

Por meio de técnicas de relaxamento e visualização terapêutica.

4. Valor das imagens mentais positivas

São examinadas as imagens mentais negativas que estão produzindo a doença para substituí-las pelas imagens mentais positivas.

5. Superar o ressentimento

Não de forma imposta do tipo “você tem que perdoar”, mas com técnicas apropriadas de liberação de emoções para permitir o perdão aos outros e a si mesmo.

6. Estabelecer objetivos para o futuro

Quando a pessoa tem um sentido para a própria vida presente e futura os processos de cura se dão com mais eficiência.

7. Um guia mental para a saúde

Sob a forma de visualização, o paciente é estimulado a comunicar-se com um terapeuta interior, para ser um aliado que o apoie em seu processo de recuperação.

Você também pode gostar: Saiba a verdadeira causa das doenças e como desenvolver a saúde integral

As pesquisas realizadas para verificação da eficácia do programa mostraram que os pacientes tratados pelos Simonton têm uma média de tempo de vida duas vezes superior aos índices nacionais americanos e, em alguns pacientes, foram constatados casos de cura formidáveis. Também foi verificado que a qualidade de vida dos pacientes, pelo tempo que sobreviveram, foi muito superior à daqueles que não passaram pelo programa.
Nós temos no Instituto Brasileiro de Plenitude Humana realizado um trabalho muito parecido com o do Programa Simonton, com eficácia muito grande para tratar de uma forma profunda as doenças, focados em uma proposta de saúde em uma abordagem transpessoal-consciencial. Por isso, sugerimos que aqueles que estão passando por uma doença grave, física ou emocional, possam refletir sobre esse caminho de saúde.
Deixe o seu comentário sobre o que você achou deste artigo, ou a sua pergunta, se tem alguma dúvida. Sugestões de temas para futuros artigos também são bem-vindos! Comenta aqui no nosso blog ou nas redes sociais @plenitudehumana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *