O segredo da automotivação para uma vida plena
No processo de mudança para uma vida de maior equilíbrio emocional é fundamental desenvolver a automotivação, que é um dos parâmetros da Inteligência Emocional.
A automotivação advém do conhecimento de si mesmo e da confiança de que podemos e devemos ser responsáveis por nossas vidas, podemos ser proativos, motivados para modificar aquilo que nos produz desequilíbrio emocional.
Nossos resultados dependem de nossas atitudes diante do que a vida nos oportuniza e, ainda mais, nós fazemos acontecer as oportunidades, aproveitando-as para crescer.
Por meio do autoconhecimento, tomamos contato com nossos potenciais interiores e definimos o sentido de nossa vida, fato que gera a nossa automotivação.
Podemos dizer que, a partir da definição do verdadeiro sentido de nossa vida, nos conectamos com o “motivo-para-a-ação” na vida. Assim sendo, a nossa motivação para todas as situações do dia a dia, pessoais e profissionais, é consequência desse motivo maior.
Quando nos conectamos com o sentido verdadeiro de nossa existência no mundo, conscientizando-nos de que somos responsáveis pelo nosso passado, presente e futuro e podemos mudar as condições do meio a partir das condições internas, encontramos sentido para o que fazemos, conseguimos perceber a necessidade de perseverar para fazer o melhor para nós e para o mundo, considerando que somos participantes deste universo.
As pessoas automotivadas são aquelas que definem claramente os resultados almejados, internos e externos, em cada atividade e então se motivam por esses resultados.
As pessoas emocionalmente inteligentes, que têm automotivação desenvolvida, realizam para elas mesmas e, na busca de autorrealização, acabam realizando para o mundo. Elas não ficam dependendo de empurrões para saírem em busca do que querem.
Você também pode gostar: O poder de autotransformação e a felicidade
Podemos resumir que motivação é aquilo que nos leva a despender energia numa direção específica com um propósito específico. No contexto da inteligência emocional, motivar-se significa usar toda a nossa capacidade emocional no sentido de efetivar os nossos objetivos. Para nos automotivar, precisamos utilizar uma estratégia de motivação.
Uma estratégia de motivação é fundamental quando não estamos com vontade de fazer alguma coisa, mas estamos conscientes que precisamos que ela seja feita. Queremos os resultados, mas, conseguir entusiasmo pelo processo, é desafiador para nós.
Isto pode ser aplicado tanto dentro de um contexto menor, como, por exemplo, fazer exercícios físicos, quanto de um maior, em que se busca a motivação para a vida.
Muitas pessoas acham a vida um processo difícil e, mesmo querendo um resultado positivo, ser feliz, por exemplo, não conseguem realizá-lo, não conseguem ter entusiasmo e perseverança pelo processo de fazer o que deve ser feito. A motivação para a vida requer uma estratégia bem profunda, que reveja o sentido da vida.
Todos nós podemos realizar essa estratégia de modo a viver cada vez mais automotivados a partir da compreensão do verdadeiro sentido da vida e de quanto a automotivação é imprescindível para desenvolver a inteligência emocional e usufruir de equilíbrio emocional e felicidade.
Deixe o seu comentário sobre o que você achou deste artigo, ou a sua pergunta, se tem alguma dúvida. Sugestões de temas para futuros artigos também são bem-vindos! Comenta aqui no nosso blog ou nas redes sociais @plenitudehumana