fbpx

Os 7 maiores benefícios da prática da meditação

A meditação tem sido amplamente estudada em universidades de ponta no mundo todo para atestar os seus benefícios. Pesquisas as mais diversas têm sido feitas e demonstrado uma série de benefícios. Neste artigo listaremos os sete principais:

1 – Reduz os sintomas relacionados à depressão e à ansiedade

Muitos estudos têm comprovado que doenças mentais como a depressão e a ansiedade generalizada têm reduzido a intensidade dos sinais e sintomas com a prática regular de meditação.
Para os pesquisadores, os resultados mostram que a meditação não apenas diminui os sintomas associados às referidas doenças, como também protege a pessoa que medita evitando as recidivas.
Os estudos apontam também que aqueles que praticam a meditação ampliam as emoções positivas em experiências no dia a dia. Como consequência há um aumento da satisfação em relação à vida.

2 – Redução do estresse

Outro benefício que já foi amplamente comprovado em inúmeras pesquisas é a redução do estresse.
O hormônio relacionado ao estresse: o cortisol, secretado pela glândula suprarrenal em situações estressantes, reduz acentuadamente em muitos meditadores, demonstrando que há uma ação psíquica com repercussões no corpo físico durante e depois da meditação.
O papel da meditação é ajudar o praticante a lidar com o estresse sem fugir dos desafios presentes em várias situações, porquanto o estresse é resultante da angústia e da ansiedade que ocorrem quando passamos por experiências desafiadoras.
O que se comprovou pelas pesquisas é que quanto mais a pessoa se angustia pela dor, ela se sente pior e tem consequências psíquicas e fisiológicas. O que a meditação faz é auxiliar as pessoas a lidarem melhor com as suas dores e desafios.

Leia ainda: As funções dos chakras para o equilíbrio do corpo e da mente

3 – Melhora o aprendizado

Os estudos têm demonstrado a meditação causa um efeito positivo na cognição.  Isso acontece porque a meditação melhora a atenção, especialmente a meditação que envolve reflexão e atenção plena.
Outro benefício está relacionado à ansiedade e a fadiga relacionado aos estudos e aprendizado. Os meditadores têm uma diminuição acentuada tanto da ansiedade e da fadiga ao estudar, fato que melhora muito o aprendizado.
Outro fator que melhora muito e está relacionado ao aprendizado é a memória.

4 – Promove o bem-estar psicológico

Os estudos têm demonstrado que há um aumento da atenção plena e de bem-estar psicológico e emocional entre os praticantes regulares de meditação.

5 – Melhora a função imunológica

Pesquisas relacionadas à ciência da psiconeuroimunologia têm avaliado que a função imunológica tem uma melhora significativa com a meditação. Isso acontece devido ao fato de que com a meditação as pessoas se tornam mais positivas, compassivas e mais reflexivas, favorecendo o psiquismo e, consequentemente, o sistema imunológico, que é muito sensível às emoções negativas, torna-se mais equilibrado.

6 – Ajuda na qualidade do sono

Um dos estudos que mais tem comprovado a eficácia da meditação é relação à qualidade do sono. Os resultados demonstram que a meditação diminui a insônia, a fadiga ao acordar, melhorando em muito a qualidade do sono.

7 – Ajuda na memória de trabalho, reduzindo a quantidade de pensamentos vagos

Os pesquisadores têm descoberto que a meditação melhora a atenção plena e a capacidade de impedir a mente de vagar durante tarefas que exigem atenção.
A memória se amplia e a compreensão de leitura e outras atividades que precisam de atenção plena melhoram satisfatoriamente.

Para mais conteúdos como este, acompanhe o nosso Blog por aqui e siga também as nossas redes sociais! Facebook, Instagram e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *