Você sabe o valor que a virtude da motivação tem em sua vida?
Neste artigo, vamos refletir sobre a importância da motivação em nossas vidas, virtude fundamental para se viver de uma forma saudável, física e mentalmente.
A pessoa que exercita a virtude da motivação tem como foco buscar o melhor para si mesma.
Buscar o seu ideal de vida.
É alguém que busca sempre um movimento de valorização de si mesma.
É uma pessoa focada nos valores positivos da vida e como está focada nesses grandes valores ela não mede esforços para realizar os seus objetivos.
Por isso, ela é alguém que fará todos os esforços para concretizar os seus ideais.
Com toda a certeza realizar ideais de vida é trabalhoso.
É preciso fazer esforços para se conseguir realizá-los.
Você traz em sua consciência um convite da vida para realizar todo um movimento em direção àquilo que você quer de bom para viver em paz e feliz.
Equilíbrio emocional, equilíbrio nas relações interpessoais, saúde integral, do corpo, da mente do Espírito, por exemplo, são como joias raras de grande valor.
Uma joia rara tem um preço alto.
O problema é que muitas pessoas querem essas joias sem pagar preço algum.
Seria semelhante a irmos a uma joalheria sofisticada, víssemos uma joia belíssima na vitrine e entrássemos lá e pedíssemos ao gerente a joia, gratuitamente.
Ele vai nos dar simplesmente por que pedimos? É claro que não!
Esses valores são semelhantes a essa joia rara de alto valor, que podemos conquistar com o nosso esforço e dedicação nos aproximando dos ideais de vida, tornando-nos mais conscientes deles.
Vale muito à pena pagar o preço dessa joia.
Somente conseguiremos isso desenvolvendo a virtude da motivação, focando em nossos ideais de saúde espiritual, no valor desses ideais para nós e tendo a disposição de pagar o preço para realizá-los.
Quando você exercita a motivação e tem em mente esses ideais de vida, vai sempre superar os obstáculos do caminho, realizando todos os esforços continuados, pacientes, perseverantes e disciplinados que forem necessários até alcançá-los.
Você transformará todos os obstáculos, transformando-os em alavancas para o seu crescimento interior, tornando-se uma pessoa mais resiliente.
A realização dos esforços continuados vai fazendo com que o caminho se torne cada vez menos trabalhoso de trilhar.
Você vai gostar de ler: COMO AS DOENÇAS SÃO FORMADAS POR MEIO DA ENERGIA MENTAL TÓXICA
A continuidade dos esforços pacientes e perseverantes termina por despender menos energia para a realização dos ideais de vida, porque você vai adquirindo os benefícios do processo de mudança num movimento contínuo, diferentemente de quando não se exercita a motivação e você age por meio do impulso de afastamento, tentando se afastar dos problemas sem solucioná-los, que gasta muito mais energia, pois você nunca conseguirá equacionar as suas dificuldades fugindo delas.
Vai tentar fugir, mas os problemas ao se avolumarem faz com que você faça algo para diminui-los até que eles aumentem de novo em um círculo vicioso.
É como alguém dirigindo em um tráfego congestionado sempre em primeira marcha, parando e recomeçando o trajeto.
A quantidade de energia (combustível) que é gasta é muito maior do que se houvesse um fluxo contínuo.
Quando se faz exercícios de motivação os benefícios resultantes do processo de mudança vão sendo conquistados, e quanto mais você se beneficia mais energia vai ter para despender, porque os próprios benefícios vão fortalecendo a motivação e a sua vontade de autotransformação.
Se gostou do artigo, compartilhe-o. Deixe o seu comentário sobre o que você achou deste artigo, ou a sua pergunta, se tem alguma dúvida. Sugestões de temas para futuros artigos também são bem-vindos!
Para mais, acompanhe nosso Blog e também nossas redes socias! @plenitudehumana