Os pilares da vontade de autotransformação e a felicidade
Em nosso artigo anterior sobre a felicidade refletimos que ela, sendo uma virtude-conquista do ser humano, deve ser exercitada no dia a dia a partir de uma decisão que tomamos, com a qual acionamos a vontade de autotransformação, ou seja, o esforço para transformar gradualmente as causas da infelicidade que existem em nós.
Leia também: Eu mereço ser feliz!
A vontade de transformação tem quatro pilares básicos:
1 – Força de vontade – somente é possível acontecer uma mudança em nós se nós mobilizarmos a força de vontade, ou seja, o poder que todos nós temos de mudar a nossa vida para melhor.
2 – Competência – saber como vamos realizar esses esforços de mudança. Essa é a grande função da Psicologia Consciencial: dotar o ser humano de maiores competências para mudar a sua vida para melhor.
3 – Autoamor – a virtude do amor a si mesmo é imprescindível para mobilizar a vontade de autotransformação, porquanto somente por meio dela é que conseguiremos fazer os esforços para sair da inércia da acomodação.
4 – Busca da felicidade – como temos refletido a felicidade é a virtude maior a ser conquistada. É o grande parâmetro para as nossas vidas. Quando temos a felicidade como propósito maior não mediremos esforços para conquistá-la.
Nos próximos artigos refletiremos sobre cada um desses parâmetros. Até lá.
Para mais conteúdos como este, acompanhe o nosso Blog por aqui e siga também as nossas redes sociais! Facebook, Instagram e Youtube.