fbpx

Você sabe como agir diante das dificuldades da vida?

Você sabe como agir diante das dificuldades da vida?

O autoconhecimento tem como finalidade proporcionar o autoencontro, estágio do desenvolvimento do Ser Humano em que, já amadurecido psicologicamente, busca o aprimoramento constante de si mesmo, por meio do autodomínio, com o intuito de conquistar a plenitude e a felicidade, libertando-se dos conflitos que geram doenças físicas e mentais como a ansiedade, a depressão, as somatizações, as doenças autoimunes etc.

O que caracteriza o autodomínio é o equilíbrio e não a supressão das emoções: cada sentimento tem um significado e devemos nos acolher com eles. Para que possamos obter esse equilíbrio é necessário ter um movimento de proatividade, no qual as limitações geradas pelos sentimentos negativos se transformam em oportunidades de crescimento e não um movimento de passividade ou reatividade caracterizado pelo descontrole emocional.
Vejamos as características desses movimentos e o que eles representam para nós.
Analisemos inicialmente o movimento imaturo em suas duas polaridades:

  • Passividade – nesta polaridade há uma tendência à acomodação, à apatia, ao conformismo. O indivíduo acredita que não tem o poder de mudar as limitações que ocorrem em sua vida, fato que gera o movimento de apassivação, caracterizado pela inércia.
  • Reatividade – nesta polaridade há uma tendência à reação, à revolta. O indivíduo acredita que pode mudar à força as limitações que surgem no seu caminho, insurgindo-se contra elas, fato que gera revolta e desespero.

Agora analisemos o movimento positivo:

  • Proatividade – é fruto do autoconhecimento e da conscientização. O indivíduo tem consciência das limitações que deve superar e transforma essas limitações em oportunidades de crescimento. Há um movimento dinâmico que o impulsiona àquilo que quer conquistar para a sua vida, ou seja, o equilíbrio emocional. É um movimento de ação plena e consciente em direção aos objetivos a serem alcançados.

Leia ainda: Você sabe qual é o seu verdadeiro eu?

As pessoas que já perceberam que a felicidade e a plenitude são uma conquista e não uma dádiva assumem uma atitude proativa, equilibrada, agem com competência, pois encontram-se maduras e sabem que elas é que fazem as coisas acontecerem. Ao invés de se acomodarem ou reagirem contra as diferentes situações da vida, agem buscando uma atitude de aceitação e serenidade e, em virtude disso, resolvem as dificuldades.
Analisemos o seguinte esquema que demonstra resumidamente as três maneiras de se posicionar diante das situações desafiadoras da vida como doenças, perdas, angústia, depressão, insegurança, medo, ansiedade, baixa autoestima etc.

É imprescindível buscar desenvolver essa atitude de maturidade, competente, em que a meditação faz o indivíduo refletir sobre a sua vida e perceber que não existe problema sem solução e a solução encontra-se nele mesmo. É a atitude de quem se cansou de esperar por soluções mágicas ou de se revoltar contra a vida e passou a agir, buscando conquistar a felicidade e a plenitude por meio dos seus próprios esforços, pois percebeu que não é o mundo ou as outras pessoas os responsáveis por suas dificuldades, mas sim ele mesmo.
Para mais conteúdos como este, acompanhe o nosso Blog por aqui e siga também as nossas redes sociais! Facebook, Instagram e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *