fbpx

Construindo um Mundo Melhor pela Prática Das Virtudes

mundo nas mãos

Construindo um Mundo Melhor pela Prática Das Virtudes

Neste artigo, vamos refletir sobre a necessidade de se formar Seres Conscienciais, ou seja, pessoas que estejam conscientes de valores humanos como o amor, a compaixão, a gentileza, a gratidão, o perdão etc., de modo a se construir um mundo melhor para todos.

Estamos vivendo dias de imensos contrastes em nossa sociedade.

Ao mesmo tempo em que o conforto proporcionado pela tecnologia nunca antes experimentada vem cada vez mais repletar as nossas residências e os nossos locais de trabalho de aparelhos que facilitam a nossa vida, tornando o nosso trabalho cotidiano menos pesado, as nossas interações uns com os outros mais facilitadas, os vários fatores geradores de estados doentios como o vazio interior gerado pela ausência de sentido da vida, estados de ansiedade, depressão, fobias, transtorno do pânico e outras doenças mentais paradoxalmente, têm aumentado.

Vivemos esse paradoxo, pois a própria tecnologia da informação, por exemplo, que deveria suavizar a nossa vida, levar-nos a um cotidiano mais ameno, de modo que o ser humano tivesse mais tempo para se ocupar com as questões profundas da vida, está produzindo  o inverso.

Isso acontece porque, ao mesmo tempo, o materialismo atinge o auge acompanhado de vários fatores geradores de doenças emocionais, dentre os quais destacamos os seguintes:

O hedonismo, ou seja, a busca do prazer de todas as formas possíveis.

Muitas pessoas vivem para obter prazer, não importando como e nem o que acontecerá depois dos instantes prazerosos.

O importante é uma vida de prazer imediato sem pensar nas consequências, no qual o prazer é utilizado como uma fuga das experiências desafiadoras que temos durante a vida e do vazio existencial no qual muitos vivem.

Nessa busca desenfreada do prazer, o que acontece?

Quando não conseguem o prazer de uma forma natural, as pessoas o buscam de forma artificial.

Por isso, a nossa sociedade vive hoje às voltas com a grave problemática das dependências químicas de drogas ilícitas e lícitas, do álcool, do tabagismo, da sexolatria, dentre outras.

O que importa é obter prazer imediato e depois se pensa nas consequências e aliena-se em mais prazer quando as consequências vêm, de modo a não senti-las.

Outra coisa que ocorre no usufruto do prazer é a ansiedade pela hora que esse prazer vai acabar, o que faz as pessoas buscarem, ansiosa e desenfreadamente, todas as fontes de prazer indo de um a outro receosas de que ele termine, criando um círculo vicioso de prazer e vazio existencial e mais prazer para tentar preencher o vazio, num ciclo sem fim.

Niilismo, ou seja, a crença no nada, que anda junto com o hedonismo.

Raciocinam assim os materialistas: nós somos seres materiais que pensamos.

Ao morrer tudo acaba.

Se a vida se resume a este momento, daqui a pouco a morte acontece e tudo se acaba, portanto, o melhor e mais lógico é obter o máximo de prazer, da forma mais rápida possível, seja de forma lícita ou ilícita.

Para que haja maior soma de prazer são necessários recursos materiais, e aí tudo é válido para consegui-los de modo a usufruir o prazer.

Porém, seja legal ou ilegal, isso jamais atende aos apelos da consciência, e por isso, gera uma grande ansiedade de consciência, que é anestesiada pela busca dos prazeres, especialmente pelo álcool e drogas ilícitas e também pelas lícitas, ou seja, os psicotrópicos para diminuir a ansiedade, para combater depressão etc., comprados em farmácia com receita especial.

Outro grande fator gerador das doenças sociais no presente é o relativismo, no qual todos os juízos são flutuantes e permissivos.

As questões morais se tornaram relativas, permissivas.

Em uma sociedade como a nossa o que é correto, ou seja, está em sintonia com a lei de amor, passou a ser desprezível, coisas de tolos que não sabem aproveitar o momento, e o que é incorreto passou a ser valorizado.

Isso acontece como decorrência do niilismo e do hedonismo.

Nessa perspectiva nada é permanente, não somos espíritos imortais, tudo é transitório e daqui a pouco tudo se acaba, tudo se torna relativo, tudo pode, o patológico passa a ser normalizado etc.

Para uma sociedade assim vale tudo para se obter prazer e tudo passa a ser extremamente permissivo no sentido de que tudo é possível, não importando as consequências para a própria pessoa e para o seu próximo.

Outro grande problema é o consumismo.

Consumir é a palavra de ordem: objetos, coisas supérfluas, informações, roupas, sapatos, bolsas, relações interpessoais…

O grande objetivo da vida é ter, coisificando-se.

A sociedade coloca à disposição uma infinidade de coisas para serem consumidas.

Coisas que as pessoas compram e depois nem sabem o que fazer com elas, ou, têm armários e mais armários lotados de coisas que elas usam muito pouco, quando usam.

Informações em sua maioria inúteis são veiculadas on-line e as pessoas têm um senso de urgência para consumir essas informações para não ficarem defasadas, gerando inquietude quando não são acessadas.

Um prédio que cai no Paquistão ou outra tragédia cotidiana acontece e o mundo todo fica sabendo na hora, e as pessoas, sem que tenham um controle daquilo que é informado, passam a viver em um estado de ansiedade, inquietude e tensão, porque a qualquer momento pode acontecer o mesmo ali na esquina ou nas suas próprias casas.

Toda uma série de situações as quais as pessoas são induzidas a consumir, e como o discernimento é uma virtude que ainda poucas pessoas cultivam, o que acontece na nossa sociedade na atualidade é um excesso de informações inúteis, mas que são vistas como necessárias, ampliando o estado de coisificação.

O ser humano é transformado em um objeto de consumo e vale pelo que consome, coisificando-se cada vez mais.

É resultante do consumismo.

O que importa não é a pessoa com os seus valores, é se ela tem um carro do ano na garagem, em que bairro vive, se tem isso ou aquilo…

Se a pessoa faz o que todo mundo faz e está dentro da moda ela tem valor, do contrário não vale nada, não é ninguém.

O ser humano se torna um ter humano, passando a fazer coisas para ter cada vez mais coisas, coisificando-se e perdendo o sentido existencial, produzindo um estado de ansiedade e o vazio interior se intensifica.

Isso termina por gerar uma saturação, que produz um tédio e indiferença por tudo, que é experimentado à exaustão.

Esses movimentos consumistas, hedonistas são experimentados exaustivamente, produzindo a saturação do consumo sem objetivos, do prazer desvitalizador e gerador de ausência de sentido.

Quando acontece alguma coisa inusitada a mídia a explora à exaustão, até que as pessoas se cansem ou que surja um novo crime ou escândalo para ser explorado.

O resultado é a saturação cada vez mais intensa das pessoas que experimentam um tédio, mas que buscam consumir tudo isso acreditando que agindo assim ficarão melhores, produzindo-se, em verdade, um círculo vicioso.

Há uma competitividade em tudo, pois o que importa é fazer melhor do que o outro para conseguir superá-lo.

E isso não no sentido de se tornar uma pessoa melhor, mas em ter mais coisas, mais poder, mais status etc. do que o outro.

Recentemente, foi publicada uma pesquisa muito interessante sobre as redes sociais nas quais as pessoas postam as fotos das suas viagens, das suas festas, enfim das suas “conquistas” e, por isso, está-se criando um novo tipo de neurótico, o neurótico das redes sociais, as pessoas que invejam e que ficam ansiosas para fazer aquilo que os outros fazem, ter o que os outros têm, comer o que os outros comem etc., gerando a competitividade virtual.

Consomem-se horas e mais horas olhando-se o que os outros postam nas redes, com um desejo enorme de ter e fazer tudo aquilo.

Com isso se intensifica uma competitividade para ver quem é que vai fazer a festa mais chique, a melhor pose na foto e tudo o mais…

Na vida real as coisas não são como nas fotos postadas nas redes nas quais as pessoas tiram fotografias em locais paradisíacos, em ambientes luxuosos para mostrar para os outros o quanto estão “felizes” para gerar inveja, produzindo nos demais o desejo de fazer mais ainda, entrando-se em um círculo vicioso de competitividade.

Poucos têm discernimento para perceber que tudo isso é simples ostentação e que faz parte de uma cultura vazia de sentido existencial, na qual o que vale é parecer e não o ser.

É uma competitividade sem sentido algum, mas que tem feito milhões de pessoas sofrerem crises de ansiedade e outras doenças emocionais por causa disso.

Isso gera um superficialismo, uma ansiedade por viver como todo mundo, porque senão será superado.

A superficialidade em que se debate a sociedade produz esse desejo insensato.

Se as pessoas não fizerem o que “todo mundo” está fazendo vai acontecer uma coisa grave que as vai deixar alienadas do mundo real.

Por isso, é preciso consumir as notícias, as postagens nas redes sociais, o que está na moda etc., gerando-se angústia e ansiedade que inquieta a mente.

Se as pessoas não aprenderem a exercitar a virtude do discernimento para separar o que é verdadeiro e necessário daquilo que é irreal e falso, elas acabam se perturbando intensamente.

Vive-se, portanto, em um estado de ansiedade para desfrutar ao máximo o que essa cultura de superficialidade impõe, bem como por não se ter tempo para poder desfrutar tudo que está disponível e por se temer perder aquilo que já se desfruta.

O resultado disso tudo é que o ser humano está cada vez mais distante de si mesmo, da Essência Divina que é, exatamente, por inverter os valores, colocar o material em primeiro plano e o espiritual em segundo, quando este não é totalmente desconsiderado.

Vivemos, portanto, em uma sociedade imatura caracterizada por três pontos básicos:

DESORIENTAÇÃO – não há um rumo seguro nem direção.

As pessoas não sabem onde estão e para onde devem ir.

Quando mais materialista é a pessoa, mais ela se torna desorientada em relação às questões essenciais e existenciais da vida.

INVERSÃO DE VALORES – o que é principal é colocado como secundário e vice-versa.

O espiritual quando é considerado, fica em segundo plano, mas na maioria das vezes nem tampouco é considerado.

VAZIO EXISTENCIAL – resultado de se colocar o espiritual como secundário ou desnecessário.

Quanto mais vazia a pessoa se sente, mais busca fora o que deveria encontrar dentro de si, gerando um vazio cada vez mais intenso e perturbador.

Uma analogia mais próxima desse movimento é a do sedento tomando água do mar.

Quanto mais sede, mais água e quanto mais água, mais sede, e muita ansiedade para aplacar a sede que permanece só aumentando.

Diante de tudo isso, muitas pessoas reclamam das condições que vivemos no planeta.

Reclamar não resolve problema algum.

Por isso, somos convidados a tomar decisões conscienciais, individuais, que irão repercutir na coletividade.

Albert Einstein disse certa vez que: “Nós não podemos resolver um problema, com o mesmo estado mental que o criou.”

O nosso mundo está precisando de Seres Conscienciais, que despertem para a realidade espiritual, conforme preconizam a Psicologia Transpessoal-Consciencial e a Psicologia das Virtudes.

Seres Conscienciais que desenvolvam em si mesmos os valores humanos que transformem esse estado doentio no qual se encontra a sociedade, tornando o nosso mundo de hoje muito doente.

Isso é uma questão de sobrevivência para todo o planeta.

Somos livres para fazer escolhas.

Podemos escolher continuar com a mesma mentalidade que gerou essa doença coletiva ou mudar.

Convido você que está participando da semana das virtudes a fazer uma escolha consciencial.

Quando você faz uma escolha consciencial, você acessa as leis de liberdade, de responsabilidade e do dever.

Por meio do exercício das virtudes do sentimento de liberdade e do discernimento acessamos a lei de liberdade para exercitar virtudes como o amor, a compaixão, a gentileza, a gratidão, o perdão, o otimismo, dentre outras, que nos curem interiormente e as levemos para a coletividade para curar o planeta.

Somente pela prática das virtudes da responsabilidade e do dever consciencial que nos impulsionam à fazer escolhas conscienciais é que nos tornaremos seres conscienciais para poder ressignificar tudo o que foi construído pelo paradigma materialista.

É fundamental refletir que se nós fossemos fazer somente o que é prazeroso, nós viveríamos apenas para o nosso ego e não para a consciência, porque somos uma Essência Divina em evolução.

O ser humano, no nível evolutivo em que se encontra, está mais focado no prazer do que no dever.

Essa dualidade prazer e dever, se não houver a prática do autodomínio por um processo de consciência, você vai tender sempre para coisas prazerosas.

Só que o prazer imediato atende o ego, mas gera um conflito, porque você não atende aos chamados da consciência.

Somos convidados a reflitir: o que eu quero realmente para a minha vida?

Com certeza queremos viver em um mundo melhor no qual os valores humanos não sejam uma utopia.

Para isso, você é convidado a fazer uma escolha consciencial que não é fácil, mas é perfeitamente possível.

A decisão consciencial é fruto da escolha que você faz todos os dias de praticar o dever.

Envolve também o exercício da virtude da renúncia consciencial aos prazeres imediatos, que a visão materialista da vida proporciona para centrar no dever para conosco e para com os outros.

É comum que hoje se fale muito de direitos para tudo, mas pouco se fala dos deveres.

Para que tenhamos um mundo melhor o respeito aos direitos fundamentais do ser humano são muito necessários, mas isso somente acontecerá quando cada um praticar o dever consciencial para ver tanto a si mesmo quanto aos outros com amor, compaixão, respeito, gentileza…

E essa a visão da Psicologia das Virtudes no âmbito da Psicologia Consciencial.

Se você quer conhecer mais sobre as virtudes e o processo psicodinâmico de centenas virtudes; sobre como exercitá-las de uma forma bastante prática, participe do CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA DAS VIRTUDES.

Para mais, acompanhe: www.plenitude.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *