fbpx

Você sabe o que é psicoterapia consciencial?

Você sabe o que é psicoterapia consciencial?

O estado natural de nossa mente é a ordem, ou seja, a harmonia consigo mesma e com o meio-ambiente em que vivemos. Quando essa harmonia existe, a mente funciona como uma totalidade, o que resulta no que se chama de saúde mental.

Quando existem perturbações e desarmonia, a mente torna-se bloqueada, e apresenta aspectos traumáticos que podem resultar em vários distúrbios, tais como, ansiedade, depressão, angústia, fobias, estresse, insegurança, impulso suicida, complexos de inferioridade, insônia, ciúme exagerado, instabilidade afetiva, sentimentos de rejeição, solidão, abandono, raiva, ódio etc. Pode apresentar também distúrbios psicossomáticos e dificuldades no relacionamento interpessoal.

A psicoterapia consciencial é uma forma de tratamento de caráter  transpessoal, no qual o cliente é analisado de uma forma holística, integral –  corpo, mente e Espírito –, com o objetivo de auxiliar a pessoa com os distúrbios listados acima, ou que querem evitar que eles aconteçam ou se aprofundem, a lidar com eles, transformando-os.

A psicoterapia consciencial é uma forma de tratamento de caráter  transpessoal.

  Outro grande objetivo da psicoterapia é o de auxiliar a pessoa em tratamento a desenvolver cinco sentimentos básicos: autoestima, autoaceitação autoconfiança, autovalorização e autorrespeito, que são fundamentais para uma vida plena e feliz. Além disso, buscamos auxiliar a pessoa a encontrar um sentido profundo para a sua vida.

            A Psicoterapia Consciencial possibilita ao indivíduo desbloquear situações traumáticas nas mais diferentes fases do desenvolvimento do ser, tais como, vida intrauterina, perinatal, primeira infância, vida passada etc. Além de desbloquear essas situações traumáticas a Psicoterapia Consciencial possibilita a pessoa atingir um estado elevado de consciência por meio da educação consciencial e de técnicas de ressignificação consciencial, que possibilitam o reequilíbrio das próprias energias, fazendo com que desapareçam os sintomas decorrentes dessas situações traumáticas.

Leia também: A tomada de consciência para a prática das virtudes

Na Psicoterapia Consciencial a pessoa passa por um processo terapêutico vivencial em um estado modificado de consciência que é obtido com relaxamento. Utilizam-se técnicas de hipnose, que podem variar desde exercícios de visualização positiva até técnicas muito profundas como a regressão de memória a vidas passadas, nas quais ela própria experiencia de forma global as suas emoções, percepções e cognição, de modo a ressignificá-las quando em desequilíbrio. Outras técnicas usadas são cognitivas como o diálogo terapêutico consciencial para proporcionar a educação consciencial para a vida.

Enfim, são vários os métodos utilizados na prática da Psicoterapia Consciencial, cujos objetivos são de facilitar a pessoa a entrar em contato consigo mesmo em Essência, desenvolvendo os recursos interiores com intuito de proporcionar sua própria jornada de cura.

            A Psicoterapia Consciencial possibilita que a pessoa trabalhe em função do seu próprio desenvolvimento, da sua própria mudança pessoal para se tornar um ser mais equilibrado, em paz consigo mesmo e com a sociedade na qual vive, caminhando a partir daí para o processo de autoaprimoramento o que o levará a plenitude como ser em evolução.

Para mais, acompanhe o nosso Blog e siga nossas redes sociais! @plenitudehumana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *