fbpx

Os três passos para desenvolver saúde emocional, o terceiro vai lhe surpreender

Os três passos para desenvolver saúde emocional, o terceiro vai lhe surpreender

Neste artigo, vamos refletir sobre os três passos para superar as várias limitações que trazemos e que nos geram as doenças emocionais, como a ansiedade, a depressão, o transtorno bipolar etc.
Para que nós superemos as dificuldades em realizar a mudança de atitude para se libertar de doenças emocionais é fundamental usar a razão consciente, via autoquestionamento, para controlar os pensamentos automáticos subconscientes, que se tornam crenças limitadoras, em pensamentos conscientes, transformando limitações em oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
Usamos também a razão para controlar as emoções primárias, transformando-as em sentimentos nobres que nos auxiliam a razão, em vez de bloqueá-las, do mesmo modo que as emoções primárias fazem.
Esses são os objetivos principais da razão associada à ação da vontade consciente.
Portanto, todo o processo de mudança parte da razão, a vigilância interior que o autoquestionamento proporciona.
A razão é a faculdade mais nobre do ser humano desenvolvida em milênios de evolução.
Por isso, a razão é a balizadora de todo o processo de mudança.
Quando nós damos vazão às emoções primárias, como a raiva, o medo, a insegurança etc. a razão fica bloqueada.
Por exemplo, uma pessoa com ódio nem consegue refletir de forma racional, acaba agindo por impulso com base em pensamentos subconscientes.
Ela fica bloqueada dentro daquela emoção primária.
O primeiro passo do processo de mudança começa no movimento de conscientização a partir do autoquestionamento, que faz com que a pessoa realmente queira realizar a mudança, superando o autoengano.
É fundamental tomar consciência, questionando-se: Eu quero verdadeiramente mudar?
A resposta deve refletida e não um simples sim ou não.

Você vai gostar de ler: COMO SE LIBERTAR DA ENERGIA MENTAL TÓXICA, A CAUSA PRINCIPAL DA DEPRESSÃO

Supondo que a resposta seja positiva, resultante de uma vontade real de se fazer os esforços necessários para realizar a mudança, você deve dizer para si mesmo: Como eu quero, eu posso, eu consigo, eu sou capaz de realizá-la.
E eu mereço todos os benefícios dessa mudança.  
A partir do momento que definimos verdadeiramente que queremos a mudança, vamos entrar no segundo passo, que é o saber como mudar e o que realizar para que a mudança aconteça.
A mudança não acontece simplesmente pela vontade de mudar.
O querer é o primeiro passo, mas é necessário saber como mudar, se não a mudança não acontece.
Por isso, é imprescindível o exercício do autoquestionamento para nos autoconhecer e, posteriormente, trabalhar o autodomínio e a autotransformação.
 Contudo, não basta também saber como e o que realizar, o terceiro passo é sentir que se deve realizar a mudança.
Se nós não sentimos que devemos realizar o processo de mudança vai acontecer um fato que ocorre com muitas pessoas que tem um bom nível de autopercepção, porém não realizam ação alguma, mesmo sabendo que é o melhor a ser feito, porque ainda não sentem no coração que devem realizar a mudança.
A efetivação da mudança para a libertação das doenças emocionais acontece por meio desses três passos, em um processo de aperfeiçoamento constante, na direção da saúde das emoções.
Se gostou do artigo, compartilhe-o. Deixe o seu comentário sobre o que você achou deste artigo, ou a sua pergunta, se tem alguma dúvida. Sugestões de temas para futuros artigos também são bem-vindos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *