Como desenvolver a inteligência emocional utilizando a meditação
Para desenvolver as inteligências emocional e consciencial somos convidados a buscar o equilíbrio e a harmonia resultantes do desenvolvimento das virtudes que nos tornam pessoas melhores, mais humanas e, consequentemente mais felizes.
Para isso deveremos utilizar os seguintes recursos, fundamentais no processo:
- Autodescobrimento: para se autodescobrir é necessário praticar a meditação que é a maneira por excelência de nos conhecermos.
Apenas refletindo sobre a nossa vida é que conseguiremos detectar as máscaras que encobrem os sentimentos evidentes do ego, bem como perceber o que os gera e o que fazer para nos libertarmos desses sentimentos negativos.
A meditação propicia o autodescobrimento que irá proporcionar o autoencontro.
Por meio da meditação, o indivíduo percebe os sentimentos egoicos negativos para poder libertar-se deles, ou seja, reconhece os atos de desamor e de pseudoamor por si mesmo e pelos outros e busca transformá-los em atos de amor.
- Autoencontro: A partir do autodescobrimento surge a necessidade do autoencontro, isto é, o encontro da nossa verdadeira essência, do amor que somos.
Ele acontecerá pela prática dos atos de amor por si mesmo e pelos outros, pois com eles podemos transmutar as energias egoicas em energias essenciais amorosas, propiciadoras de harmonia, plenitude e paz.
- Identificação cósmica: em decorrência do autoencontro, isto é, da identificação com nós mesmos em essência, surge a necessidade da identificação cósmica, que é a ligação íntima com Deus, a Grande Luz de Amor, Fonte Criadora do Cosmos.
Você também pode gostar de:Como utilizar a meditação e a oração para dominar as suas emoções negativas
Para que consigamos meditar e realizar o autodescobrimento e o autoencontro, somos convidados a nos identificar com a essência divina que somos para que nos liguemos ao Criador, Fonte de todo amor, de modo que possamos nos fortalecer na busca do amor por nós mesmos e por todas as demais criaturas.
Um pensamento pode estar ocorrendo em sua mente; desenvolver as inteligências emocional e consciencial é uma tarefa muito trabalhosa. Realmente, talvez essa seja a tarefa mais trabalhosa que devemos realizar neste mundo, pois exige de nós uma atitude de profunda maturidade diante da vida.
É muito comum as pessoas quererem ser felizes, se libertar de todas as dificuldades, amar e ser amada, sem nenhum esforço por parte delas, como se conseguir isso fosse uma dádiva e não uma conquista. Pensar assim é ilusório.
O convite que temos de nossa consciência é fazer os esforços, tantos quantos forem necessários, para gradualmente desenvolver esses dois níveis de inteligência: emocional e consciencial para que sejamos profundamente felizes.
Deixe o seu comentário sobre o que você achou deste artigo, ou a sua pergunta, se tem alguma dúvida. Sugestões de temas para futuros artigos também são bem-vindos! Comenta aqui no nosso blog ou nas redes sociais @plenitudehumana